No verão, muitas pessoas aproveitam o período de recesso para viajar, e um dos destinos mais badalados nessa estação é o município de Caldas Novas, em Goiás. A cidade é famosa pelos parques aquáticos, atrações culturais, hotéis, fontes termais e pela culinária local. Com todas essas características, forma-se o cenário perfeito para as construtoras que oferecem empreendimentos de multipropriedade em Caldas Novas, prometendo uma chance irrecusável de conseguir um imóvel, geralmente em um resort ou hotel, a um preço muito baixo.
No entanto, após o retorno para casa, onde o consumidor geralmente está pensando melhor, ele tenta cancelar a compra e, frequentemente, se depara com uma recusa por parte da construtora. É nesse momento que o comprador se pergunta “Comprei um apartamento de multipropriedade em Caldas Novas – GO num final de semana e a empresa não quer desfazer o negócio por conta de arrependimento. O que devo fazer?”. Não se preocupe, pois falaremos sobre esse tema a seguir e explicaremos como sair dessa enrascada.
Como é a abordagem dos vendedores que oferecem cota de multipropriedade em Caldas Novas?
O momento favorito para os vendedores abordarem possíveis compradores é em situações de lazer, geralmente em períodos de férias, onde os compradores estão se divertindo com a família. Ou seja, é um momento de distração, onde o possível comprador está relaxado e feliz. Os promotores, repletos de simpatia, geralmente convidam o consumidor para uma palestra que, segundo eles, é sem compromisso, geralmente prometendo uma cortesia, como um jantar, um ingresso para uma atração, etc.
Durante as palestras, que geralmente ocorrem em um salão bonito e bem decorado, sempre cheio de pessoas e com música alta, os garçons transitam o tempo todo entre as mesas, servindo quitutes e, principalmente, bebidas alcoólicas às pessoas ali presentes.
Essa é a preparação para a grande investida. Logo após, sucede-se um verdadeiro bombardeio de propostas aos consumidores, oferecendo a aquisição de uma fração do empreendimento. Sempre que uma venda é fechada, todos os vendedores iniciam uma espécie de comemoração coletiva para celebrar o novo “felizardo”. Essa situação coloca todos os demais consumidores em uma situação desconfortável, fazendo com que eles se sintam coagidos a também adquirir o produto para serem incluídos na celebração.
Desta forma, o misto do álcool, barulho e pressão proporcionados pelo ambiente acaba fazendo com que o consumidor assine o contrato para não se sentir excluído ou exposto.
Eu participei de uma situação similar, o que eu adquiri exatamente? O que é uma cota de multipropriedade?
A multipropriedade é um tipo de aquisição imobiliária na qual o consumidor compra apenas uma fração ou cota do imóvel, geralmente localizado em um resort, clube ou condomínio de alto padrão.
Com a divisão da propriedade do imóvel em cotas, cada cota fornece o direito de usufruir do bem em diferentes dias do ano. E é justamente o fato de se tratar apenas de uma cota que justifica os preços consideravelmente menores.
Até então parece compreensível, não é mesmo? Agora você tem a chance de passar férias em uma multipropriedade em Caldas Novas, e o preço a se pagar parece bem baixo perto das vantagens do que foi oferecido!
Só que não! É aqui onde o sonho vira pesadelo e você descobre que caiu em uma armadilha. Na maioria das vezes, a empresa responsável pela venda reserva para si a maioria das cotas de maior interesse financeiro, se não todas, geralmente em datas comemorativas ou períodos de férias, que correspondem à alta temporada em hotéis e resorts. O que sobra aos compradores é só, como diz o jargão popular, o “bagaço da laranja”, que são as cotas relativas às datas de menor interesse. Isso significa que a maior parte dos feriados e datas de recesso nunca estará disponível, pois a construtora já as reservou previamente. Ou seja: pode esquecer aquela sua viagem no feriado!
Como se não fosse o bastante, é bem provável que o período no qual o imóvel está disponível para ser utilizado coincida com uma das suas semanas de trabalho ou com o período letivo dos seus filhos, impedindo que a sua família usufrua do bem nos melhores dias!
Se você está pensando “O vendedor me disse que o imóvel pode ser alugado caso eu não possa utilizá-lo durante o período ao qual tenho direito!”, temos uma péssima notícia para você. Na teoria, você até pode fazer isso. Na prática, contudo, a história é outra: você terá dificuldades de locar o imóvel, afinal, os períodos de disponibilidade frequentemente ocorrem em dias úteis ou em datas que não possuem proximidade com nenhum feriado! Você sabe muito bem que alugar a sua cota de multipropriedade em Caldas Novas no meio de outubro, por exemplo, será extremamente difícil. Todos estarão trabalhando nesse período e as crianças estarão em período de aulas!
E como tudo que é ruim sempre pode piorar, também é comum ter de lidar com problemas envolvendo o pagamento de taxas condominiais, comissões aos intermediadores, manutenções frequentes… Com todos esses fatores, fica claro que comprar cota de multipropriedade é, na maioria das vezes, uma cilada!
Caí na armadilha! O advogado pode me ajudar a fazer o distrato e recuperar meu dinheiro?
Se você já tentou realizar o cancelamento do contrato diretamente com a construtora, certamente se deparou com uma recusa ou com multas altíssimas, não é mesmo? Caso não tenha feito isso ainda, recomendamos que você tire suas dívidas com um especialista primeiro, pois as construtoras comumente irão impor dificuldades para o cancelamento, como a cobrança de multas e taxas absurdas ou mesmo apontar cláusulas que impedem o cancelamento.
Quando se trata de cancelar contrato de multipropriedade em Caldas Novas, o ideal é tirar suas dúvidas com um advogado especialista em distrato de imóvel SP.
Para tal, o advogado deve analisar toda a documentação relativa à compra da cota. Nesse momento, é essencial que você tenha guardado todas as cópias dos documentos que você assinou, bem como eventuais panfletos publicitários da cota de multipropriedade. Após a etapa de análise, esse profissional irá lhe explicar como afastar as multas e desfazer as dificuldades impostas pela construtora, permitindo que você recupere parte ou todo o dinheiro investido.
Por conta da relevância desse profissional, torna-se importantíssimo buscar por um advogado com experiência no assunto. Escritórios como a Maviene Advogados possuem uma visão mais ampla sobre o tema, possibilitando uma assessoria completa em dúvidas referentes ao distrato imobiliário.
Tem ou ficou com alguma dúvida sobre como cancelar contrato de multipropriedade em Caldas Novas – GO? Tire suas dúvidas conosco e saiba mais sobre seus direitos! Confira mais dicas sobre Distrato Imobiliário em nosso Blog e siga nossa página no Facebook e no Instagram! Até mais!