Os impactos da Guerra da Ucrânia puderam ser percebidos mundialmente nos mais diversos setores. Apesar da distância geográfica, o Brasil também foi atingido pelos reflexos desse conflito, dado o grande estado de globalização da economia mundial.

impactos-da-guerra-da-ucrania

Embora a correlação possa ser difícil de enxergar à primeira vista, até mesmo o mercado imobiliário brasileiro foi afetado pela guerra da Ucrânia e pela crise mundial. Tendo tal dificuldade em mente, na conversa de hoje falaremos sobre quais foram as matérias primas que aumentaram de preço devido à guerra, como o mercado imobiliário foi atingido pela crise e se os investimentos imobiliários ainda valem a pena nesse momento delicado. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Quais foram as matérias primas que aumentaram de preço pela guerra da Ucrânia?

impactos-da-guerra-da-ucrania

O cenário de globalização na economia mundial, embora crie facilidades, também gera algumas fragilidades. Muitos países, incluindo o Brasil, dependem de matérias primas vindas da Rússia e Ucrânia. O cenário de guerra e as sanções decorrentes geraram um efeito cascata de redução de oferta. Como resultado, vemos um processo de inflação que atingiu todo o planeta.

Essa inflação afetou em especial algumas matérias primas em específico, tais como:

  • Petróleo
  • Gás
  • Trigo
  • Potássio e demais minerais

O petróleo e o gás aumentaram de preço como consequência das sanções econômicas dos EUA e União Europeia contra a Rússia, que é um dos maiores exportadores mundiais de petróleo e gás. Esses itens são essenciais para a economia mundial como um todo, o que causou mais aumento de preços.

Qual a relação entre o mercado imobiliário brasileiro e a guerra da Ucrânia?

impactos-da-guerra-da-ucrania

A guerra gerou como consequência direta um aumento nos preços dos materiais de construção. O setor, desde julho de 2020, já vivencia uma forte pressão em seus custos em função dos fortes aumentos nos preços dos materiais de construção.

Além disso, essas altas não haviam sido repassadas na sua totalidade para os preços dos imóveis. Ou seja, a tendência é de aumento no preço de imóveis e pressão sobre os aluguéis.

Dada a importância da Rússia e da Ucrânia na comercialização de determinadas commodities, o choque de ofertas provocado pela guerra gera um aumento nos preços das matérias-primas em todo o globo, inclusive no Brasil. E, conforme os custos são repassados, a inflação aumenta e pesa ainda mais no bolso das pessoas.

Desta forma, podemos dizer que a alta dos preços do petróleo, gás e outros insumos essenciais para o mercado global pressiona a inflação de diversos produtos utilizados na construção civil. Como consequência, a taxa de juros sobe.

Com a projeção de juros altos nos próximos anos, a taxa Selic deve se manter em um patamar elevado por mais tempo.

Como um tipo de “efeito dominó”, o aumento dos juros faz com que a categoria de fundos imobiliários fique menos atrativa em termos de risco e retorno. Neste cenário, os ativos de renda fixa passam a oferecer uma rentabilidade maior, dado o ciclo de alta da taxa de juros – a um risco menor. O mercado da construção civil, já abalado pela crise de suprimentos causada pela Covid-19, também continua em baixa.

Com os juros altos e a economia em baixa, os preços dos imóveis, já altos, precisarão ser reajustados de acordo com a inflação.

Ainda é seguro investir em imóveis com a situação da guerra da Ucrânia? Qual a relação com o aumento no número de distratos?

impactos-da-guerra-da-ucrania

A resposta é sim. Embora a instabilidade faça com que os fundos imobiliários se tornem menos atrativos em risco e rentabilidade, obrigando investidores a buscar ativos de renda fixa, o mercado imobiliário ainda é tido como uma boa saída para proteger seu patrimônio, por se tratar de um ativo real que se corrige com a inflação, sendo uma alternativa para se precaver nesse momento.

Historicamente considerado um investimento atrativo, os ativos imobiliários podem ser alternativos tanto para investidores quanto para quem busca imóveis para morar.

Ou seja, apesar de os preços dos imóveis e dos aluguéis estarem subindo continuamente, como os imóveis tendem a se valorizar com o tempo, o investimento pode compensar bastante, ainda que estejamos em um cenário de instabilidade devido à guerra na Ucrânia.

No entanto, com a inflação afetando até mesmo os preços de itens da cesta básica, muitas pessoas têm notado uma queda em seu poder de compra, o que pode levar à necessidade de realizar um distrato de imóvel por conta da incapacidade de manter o pagamento das parcelas.

Esse aumento na quantidade de distratos é outro impacto da guerra no mercado imobiliário, afinal, a inflação que motiva a rescisão de contrato de imóvel é, em boa parte, decorrente da guerra.

Como um advogado especialista em distrato de imóvel pode ajudar nesses casos?

impactos-da-guerra-da-ucrania

Tendo em vista o impacto da guerra no mercado imobiliário e o consequente aumento nas solicitações de distrato de imóvel, tirar suas dúvidas com um advogado especialista em distrato de imóvel se tornou essencial para garantir os seus direitos.

Isso acontece porque, em muitos casos, as construtoras ou incorporadoras se recusam a cumprir a lei do distrato, propondo a devolução de valores muito abaixo do estipulado por lei, o que lesa consideravelmente o consumidor.

Nestes casos, o advogado especialista em distrato e direito imobiliário irá analisar toda a documentação referente ao imóvel e ingressar com uma ação que obrigue a construtora ou incorporadora a devolver os valores adequados para o consumidor, que poderá recuperar até 100% dos valores pagos, especialmente nos casos onde há culpa da construtora na rescisão.

Por conta da relevância desse profissional, torna-se importantíssimo buscar por um advogado com experiência no assunto. Escritórios como a Maviene Advogados possuem uma visão mais ampla sobre o tema, possibilitando uma assessoria completa em dúvidas referentes aos processos de distrato de imóvel.

Tem ou ficou com alguma dúvida sobre os impactos da guerra da Ucrânia e da crise mundial no mercado imobiliário e como esses eventos afetam os distratos de imóvel? Tire suas dúvidas conosco e saiba mais sobre seus direitos! Confira mais dicas de Direito Imobiliário no nosso Blog e siga nossa página no Facebook e no Instagram! Até mais!

Quero rescindir meu contrato de multipropriedade, mas me foi cobrado custos adicionais e multas altas, isto é correto?

Direito Imobiliário 20 fevereiro, 2024
O universo da multipropriedade, ainda recente no cenário imobiliário brasileiro, tem levantado discussões acaloradas. Enquanto...

Saiba tudo sobre seguro de vida no financiamento imobiliário

Direito Imobiliário 18 dezembro, 2023
O financiamento imobiliário atualmente é uma das formas mais comuns de aquisição de imóveis, tendo...

DIREITO IMOBILIÁRIO

Baixe nosso ebook gratuito e conheça todos os seus direitos como comprador!

BAIXAR AGORA

Preencha os dados e receba em seu e-mail

Após preencher os dados abaixo, clique no botão para receber o seu ebook gratuito.

li{display:block;padding:0;width:100%;padding-top:0}.inputs-list label{display:block;float:none;width:auto;padding:0;line-height:18px;text-align:left;white-space:normal;font-weight:normal}.inputs-list:first-child{padding-top:6px}.inputs-list>li+li{padding-top:2px}ul{list-style:none}.field{margin-bottom:18px}.hs-field-desc{color:#7c98b6;margin:0px 0px 6px;font-size:14px;font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,sans-serif}.hs-form-required{color:red}.hs-richtext{margin-bottom:3px;font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,sans-serif;line-height:24px;font-size:14px;color:#33475b}.hs-richtext hr{text-align:left;margin-left:0;width:91%}.email-correction,.email-validation{padding-top:3px;font-size:12px;font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,sans-serif}.email-correction a,.email-validation a{cursor:pointer}@media (max-width: 400px), (min-device-width: 320px) and (max-device-width: 480px){.email-correction form .form-columns-2 .hs-form-field,.email-correction form .form-columns-3 .hs-form-field,.email-validation form .form-columns-2 .hs-form-field,.email-validation form .form-columns-3 .hs-form-field{float:none;width:100%}.email-correction form .form-columns-2 .hs-form-field .hs-input,.email-correction form .form-columns-3 .hs-form-field .hs-input,.email-validation form .form-columns-2 .hs-form-field .hs-input,.email-validation form .form-columns-3 .hs-form-field .hs-input{width:90%}.email-correction form .form-columns-2 .hs-form-field input[type="checkbox"],.email-correction form .form-columns-2 .hs-form-field input[type="radio"],.email-correction form .form-columns-3 .hs-form-field input[type="checkbox"],.email-correction form .form-columns-3 .hs-form-field input[type="radio"],.email-validation form .form-columns-2 .hs-form-field input[type="checkbox"],.email-validation form .form-columns-2 .hs-form-field input[type="radio"],.email-validation form .form-columns-3 .hs-form-field input[type="checkbox"],.email-validation form .form-columns-3 .hs-form-field input[type="radio"]{width:24px}}n","time":1525966052030,"rumServiceResponseTime":5267.300000006799,"rumTotalRequestTime":320.7000000111293,"api":{"id":"72dec4d7-6d37-4958-8671-872cfa0d08ce"},"correlationId":"4f757a6e-6333-49bb-8e41-e9df9f0018cb","rumScriptExecuteTime":4943.599999998696},"target":"#hbspt-form-1525966055874-5695605119","shellId":0,"shell":true,"pageUrl":"http://rendera.herokuapp.com/","pageTitle":"Page","referrer":"http://rendera.herokuapp.com/","redirectUrl":"https://mavieneadvogados.com.br/wp-content/uploads/2018/05/ebook_maviene_imobiliario.pdf"},"recentFieldsCookie":{},"boolCheckBoxFields":"","dateFields":"","redirectUrl":"https://mavieneadvogados.com.br/wp-content/uploads/2018/05/ebook_maviene_imobiliario.pdf","smartFields":{},"urlParams":{},"formValidity":{},"formTarget":"#hbspt-form-1525966055874-5695605119","correlationId":"4f757a6e-6333-49bb-8e41-e9df9f0018cb","disableCookieSubmission":false,"usingInvisibleRecaptcha":false,"isFallback":false}" data-reactid=".hbspt-forms-0.4">

You have Successfully Subscribed!

Preencha os dados e receba em seu e-mail

Após preencher os dados abaixo, clique no botão para receber o seu ebook gratuito.

Formulário será aqui!

You have Successfully Subscribed!

Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se tem alguma dúvida sobre seus Direitos é só enviar uma mensagem 😉