A rescisão de um apartamento na planta ou de um terreno é um dos temas que mais causam dúvidas nos consumidores, devido às diversas particularidades envolvidas nesse procedimento.

rescisao-de-apartamento-na-planta

Diariamente recebemos diversas questionamentos de consumidores sobre rescisão de contrato de imóvel, isto é, o cancelamento da compra de um imóvel, seja ele um apartamento ou um terreno.

Sem dúvida, a preocupação mais frequente, que ouvimos é:

“ O valor das parcelas do meu terreno estão muito altas e como perdi renda nos últimos meses, eu tenho muita dificuldade para pagar, e já atrasei algumas parcelas.

Como eu faço para não perder todo valor que eu já investi?”

Na conversa de hoje falaremos sobre as principais dúvidas envolvendo a rescisão de contrato de compra de apartamento na planta ou terreno, quais os motivos mais comuns para a rescisão de imóvel, qual o papel do advogado especialista em rescisão de imóvel nesse procedimento e também traremos as respostas para algumas das dúvidas mais frequentes dos consumidores, confira!

Quais os motivos mais comuns para a rescisão de terreno ou apartamento na planta?

rescisao-de-imovel

Com a grave crise que assola o país, com certeza o principal motivo para a devolução do apartamento comprado na planta ou para a devolução do terreno à loteadora é dificuldade financeira enfrentada pelos consumidores, somadas aos altos juros cobrados pelas empresas.

Quase sempre o comprador pensa “não consigo mais pagar a construtora/loteadora” ou “não consigo pagar meu terreno/apartamento”.

Logo em seguida, outra questão vem à cabeça: “Como fica o valor que eu já paguei? Perco tudo? Recebo tudo de volta? Qual o valor justo que devem restituir?

Outra questão frequente é sobre o que acontece quando a loteadora ou a construtora atrasa a entrega da obra.

Posso pedir todo meu dinheiro de volta?

Essas questões serão respondidas a seguir.

Dúvidas mais frequentes sobre a rescisão de apartamento na planta ou terreno

quebra-de-contrato-imovel

A complexidade do processo de rescisão de imóvel leva a uma grande quantidade de dúvidas sobre o tema. Confira a seguir as 9 perguntas mais comuns e suas respostas:

1 – Posso solicitar a rescisão de apartamento na planta ou do terreno, mesmo tendo pendências com a construtora/loteadora?

É comum, especialmente em períodos de crise, que os consumidores peçam a rescisão de apartamento na planta enquanto possuem pendências com a construtora ou com a loteadora.

Neste caso, não se preocupe, é possível solicitar a rescisão.

2 – Qual o primeiro passo para fazer a rescisão do terreno ou do apartamento na planta?

O consumidor deverá entrar em contato com a loteadora/construtora responsável pelo empreendimento para saber a posição deles diante do pedido de rescisão de apartamento na planta ou do terreno.

É necessário ter os comprovantes de pagamento em mãos e o consumidor deverá buscar saber o valor que a construtora/loteadora está disposta a devolver em caso de rescisão do contrato.

3 – Quero fazer a quebra de contrato do imóvel, porém a construtora quer reter parte do dinheiro pago. A empresa pode fazer isso?

Somente se a construtora não deu motivos para a rescisão de apartamento na planta ou do terreno.

No entanto, grande parte das rescisões acontecem por conta de atrasos na obra. Ou seja, o cliente muitas vezes têm direito à devolução de todos os valores pagos pelo imóvel até o momento.

4 – Quanto é possível receber pela rescisão do imóvel?

Em decisões judiciais, em que o consumidor deseja encerrar o contrato geralmente recebem entre 80 a 100% dos valores pagos até o momento, com o acréscimo de correção monetária.

Qualquer cláusula contratual que estabeleça que o consumidor receberá menos de 80% dos valores pagos é considerada multa abusiva em rescisão de contrato de imóvel, cabendo solicitar a correção dos valores na Justiça.

5 – Feita a quebra do contrato de compra e venda de imóvel, como funciona o cálculo da rescisão para saber o quanto irei receber?

O consumidor deve somar todas as parcelas pagas até o momento com a taxa de entrada dada pelo imóvel. Após somar tudo que foi pago à construtora até então, o cliente terá o valor que receberá na rescisão. Nos raros casos onde a construtora não tem culpa, até 20% desse valor ficará para a empresa.

6 – Quando é possível realizar a rescisão?

É possível solicitar a rescisão a qualquer momento antes da entrega das chaves. Após isso, você toma posse do imóvel e infelizmente não poderá mais devolver o bem à construtora.

7 – Pedi a rescisão do apartamento ou do terreno. Em quantos dias a empresa deve responder minha solicitação?

Um prazo razoável para responderem às solicitações dos consumidores são 15 dias, acima deste período procure um advogado especialista para te ajudar e acompanhar o pedido de rescisão .

8 – Solicitei a rescisão de contrato de imóvel. Preciso esperar até o fim do processo de cancelamento para parar de pagar as parcelas?

A resposta é não.

O consumidor pode solicitar ao seu advogado para entrarem com um pedido liminar na Justiça para que o pagamento das parcelas seja imediatamente suspensos.

A Justiça geralmente concede este pedido.

9 – A devolução dos valores pode ser feita em quantas parcelas?

O valor da devolução deve ser pago em uma única parcela, mesmo que o contrato estabeleça outra coisa. O parcelamento da rescisão coloca o consumidor em prejuízo, pois este geralmente precisa utilizar o dinheiro urgentemente.

Como posso evitar problemas nesse procedimento?

advogado-especialista-rescisao-de-contratos-imobiliarios

Tendo em vista que a rescisão de apartamento na planta envolve contratos, a melhor forma de evitar problemas na quebra de contrato imóvel é tirar suas dúvidas com um advogado especialista em rescisão de imóvel.

Em caso de multa abusiva na rescisão de imóvel, este profissional ingressará com ação na justiça para exigir a devolução dos valores retidos de forma imprópria pela construtora/loteadora.

Além de auxiliar tirando dúvidas acerca do contrato de compras e vendas do imóvel, o advogado analisará os documentos do imóvel para avaliar se existem pendências ou irregularidades que apresentem riscos para o comprador.

Por conta da relevância desse profissional, torna-se importantíssimo buscar por um advogado com experiência no assunto. Escritórios como a Maviene Advogados possuem uma visão mais ampla sobre o tema, possibilitando uma assessoria completa em dúvidas referentes ao processo de distrato de imóvel.

Tem ou ficou com alguma dúvida quanto à rescisão de contrato na planta? Tire suas dúvidas conosco e saiba mais sobre seus direitos! Confira mais dicas de Direito Imobiliário no nosso Blog e siga nossa página no Facebook! Até mais!

atendimento Online

Advogados com atendimento Online, Whatsapp e Videoconferência

Cooperativa Habitacional, Direito Imobiliário, Inventário e Testamento 14 agosto, 2020
Muitos clientes curiosos se perguntam sobre como é o cotidiano de um advogado. O dia...
rescisão de contrato de imóvel

Rescisão de contrato imobiliário: saiba como calcular o valor da rescisão de imóvel

Direito Imobiliário 24 junho, 2020
O sonho da casa própria é comum a milhões de brasileiros. No entanto, quando o...

DIREITO IMOBILIÁRIO

Baixe nosso ebook gratuito e conheça todos os seus direitos como comprador!

BAIXAR AGORA

Preencha os dados e receba em seu e-mail

Após preencher os dados abaixo, clique no botão para receber o seu ebook gratuito.

li{display:block;padding:0;width:100%;padding-top:0}.inputs-list label{display:block;float:none;width:auto;padding:0;line-height:18px;text-align:left;white-space:normal;font-weight:normal}.inputs-list:first-child{padding-top:6px}.inputs-list>li+li{padding-top:2px}ul{list-style:none}.field{margin-bottom:18px}.hs-field-desc{color:#7c98b6;margin:0px 0px 6px;font-size:14px;font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,sans-serif}.hs-form-required{color:red}.hs-richtext{margin-bottom:3px;font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,sans-serif;line-height:24px;font-size:14px;color:#33475b}.hs-richtext hr{text-align:left;margin-left:0;width:91%}.email-correction,.email-validation{padding-top:3px;font-size:12px;font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,sans-serif}.email-correction a,.email-validation a{cursor:pointer}@media (max-width: 400px), (min-device-width: 320px) and (max-device-width: 480px){.email-correction form .form-columns-2 .hs-form-field,.email-correction form .form-columns-3 .hs-form-field,.email-validation form .form-columns-2 .hs-form-field,.email-validation form .form-columns-3 .hs-form-field{float:none;width:100%}.email-correction form .form-columns-2 .hs-form-field .hs-input,.email-correction form .form-columns-3 .hs-form-field .hs-input,.email-validation form .form-columns-2 .hs-form-field .hs-input,.email-validation form .form-columns-3 .hs-form-field .hs-input{width:90%}.email-correction form .form-columns-2 .hs-form-field input[type="checkbox"],.email-correction form .form-columns-2 .hs-form-field input[type="radio"],.email-correction form .form-columns-3 .hs-form-field input[type="checkbox"],.email-correction form .form-columns-3 .hs-form-field input[type="radio"],.email-validation form .form-columns-2 .hs-form-field input[type="checkbox"],.email-validation form .form-columns-2 .hs-form-field input[type="radio"],.email-validation form .form-columns-3 .hs-form-field input[type="checkbox"],.email-validation form .form-columns-3 .hs-form-field input[type="radio"]{width:24px}}n","time":1525966052030,"rumServiceResponseTime":5267.300000006799,"rumTotalRequestTime":320.7000000111293,"api":{"id":"72dec4d7-6d37-4958-8671-872cfa0d08ce"},"correlationId":"4f757a6e-6333-49bb-8e41-e9df9f0018cb","rumScriptExecuteTime":4943.599999998696},"target":"#hbspt-form-1525966055874-5695605119","shellId":0,"shell":true,"pageUrl":"http://rendera.herokuapp.com/","pageTitle":"Page","referrer":"http://rendera.herokuapp.com/","redirectUrl":"https://mavieneadvogados.com.br/wp-content/uploads/2018/05/ebook_maviene_imobiliario.pdf"},"recentFieldsCookie":{},"boolCheckBoxFields":"","dateFields":"","redirectUrl":"https://mavieneadvogados.com.br/wp-content/uploads/2018/05/ebook_maviene_imobiliario.pdf","smartFields":{},"urlParams":{},"formValidity":{},"formTarget":"#hbspt-form-1525966055874-5695605119","correlationId":"4f757a6e-6333-49bb-8e41-e9df9f0018cb","disableCookieSubmission":false,"usingInvisibleRecaptcha":false,"isFallback":false}" data-reactid=".hbspt-forms-0.4">

You have Successfully Subscribed!

Preencha os dados e receba em seu e-mail

Após preencher os dados abaixo, clique no botão para receber o seu ebook gratuito.

Formulário será aqui!

You have Successfully Subscribed!

Abrir chat
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se tem alguma dúvida sobre seus Direitos é só enviar uma mensagem 😉