A perda de um avô ou avó é sempre um momento difícil para a família, pois além da dor do luto, também é necessário lidar com os procedimentos relacionados à sucessão de bens, como o inventário. Também é nesse momento que surgem dúvidas sobre a possibilidade de recebimento da herança dos avós, com perguntas como “tenho direito à herança dos meus avós?” se tornando comuns nessa situação.

heranca-dos-avos

A fim de trazer maior conforto às famílias que passam por esse momento, na conversa de hoje falaremos sobre quais procedimentos devem ser realizados após o falecimento, como funciona o direito à herança dos avós e como um advogado especialista em inventário pode ajudar nesses casos. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Meu avô faleceu: o que fazer?

heranca-dos-avos

Se você está se perguntando “meu avô/minha avó faleceu, o que eu faço?”, saiba que o primeiro procedimento diz respeito ao local do falecimento do seu avô ou avó.

Hospital: Caso o óbito tenha ocorrido no hospital, os trâmites serão mais simples, pois o próprio local emite a Declaração de Óbito. Em posse deste documento, a família deve ir a uma agência do Serviço Funerário.

É importante dizer que, caso o falecido tenha registrado em cartório sua decisão pela cremação ou a família assim o deseje, a declaração deverá ser assinada por dois médicos.

Residência: O primeiro passo é ir até uma Delegacia de Polícia para fazer um Boletim de Ocorrência, pois podem haver questionamentos a respeito da morte. Após relatar a ocorrência na delegacia, um investigador ou o próprio delegado irá ao local onde está o corpo e irá averiguar se houve morte natural (causada por um infarto, por exemplo) ou morte suspeita (como a motivada por um homicídio).

Em caso de constatação de morte natural, o corpo é encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), um órgão da Secretaria da Saúde que fará a necrópsia e, em seguida, emitirá o Atestado de Óbito.

Caso a morte seja considerada suspeita, é necessário aguardar o fim de todo o trabalho de perícia e investigação que envolva o corpo, incluindo a necropsia no Instituto Médico Legal (IML), órgão da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Em via pública: O procedimento é similar ao da morte em residência. Será necessário chamar a polícia, que encaminhará o corpo ao IML. Ainda que haja testemunhas afirmando que a morte foi natural (mal súbito, por exemplo), os órgãos oficiais têm a obrigação de atestar que não houve morte suspeita, ou seja, que não houve um crime.

Após o sepultamento ou a cremação do seu avô ou avó, é necessário cuidar da documentação. Para obter a Certidão de Óbito, o Serviço Funerário irá coletar os dados do falecido e os encaminhará ao Cartório de Registro do distrito onde ocorreu a morte. Neste procedimento, será entregue a um dos familiares um protocolo que possibilitará a retirada dessa certidão junto ao Cartório.

Antes de falarmos sobre a possibilidade de herança dos avós, também é importante mencionar que a família deve comunicar o óbito ao INSS a fim de evitar fraudes. Caso o inventariante receba benefícios em nome do falecido, poderá ser responsabilizado criminalmente.

Os netos têm direito à herança dos avós?

heranca-dos-avos

Com todos os documentos em mãos, é o momento de abrir um inventário, que nada mais é que um levantamento sobre os sucessores, dívidas e patrimônios do falecido a fim de quitar seus débitos e transmitir seus bens aos herdeiros.

Este procedimento é indispensável para realizar a transferência de posse dos bens deixados pelo falecido. Sem o inventário, os herdeiros não poderão vender os bens e poderão ter problemas para alugar imóveis pertencentes ao falecido. Além disso, há a incidência de multas sobre o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação).

Durante este processo, é comum que os netos se perguntem se há direito à herança do avô/avó. Inicialmente, a resposta a essa pergunta é não. Isso ocorre porque os netos não são considerados herdeiros necessários imediatos dos avós, e sim o cônjuge e os filhos. Ou seja, os netos somente receberão a herança quando na ausência dessas duas figuras na família do avô falecido.

Inicialmente a resposta é não, isto porque os netos não são considerados herdeiros necessários imediatos dos avós, e sim, o cônjuge e os filhos respectivamente. Isso quer dizer que os netos, somente receberão herança quando não houver estas duas figuras na família do ente falecido.

A ordem de transferência deve seguir uma sequência que se inicia pelo cônjuge e filhos, netos e demais descendentes, incluindo com isso pais, os avós e os parentes colaterais.

Ou seja, os netos somente terão direito à herança dos avós caso o falecido não tenha cônjuge sobrevivente e, além disso, seu pai ou mãe herdeiro também tenha falecido.

Neste caso, o neto passa a ter direito à herança por representação. No direito de representação, o neto representará a mãe ou pai que já faleceu antes do avô ou avó.

Exemplo: Um homem tem 2 filhos, um mais novo e outro mais velho. Ambos possuem filhos, contudo, o mais novo faleceu antes de seu pai. O descendente do filho mais novo passa a representar o pai na herança, tendo direito a 50% do patrimônio do avô. Já o descendente do filho mais velho não terá direito à herança, pois seu pai ainda está vivo.

Quando há mais de um herdeiro, a quantia é dividida de forma simples.

Exemplo: Uma avó tinha 5 filhos. Um deles faleceu antes dela, deixando dois netos. Após falecer, cada filho receberá 20% de seu patrimônio. Os 20% pertinentes ao filho falecido serão divididos entre os filhos dele, totalizando 10% para cada.

Observação: Os avós podem deixar uma herança para os netos por meio do testamento. Contudo, há de se respeitar a legítima, uma parcela de 50% da herança que é dedicada aos herdeiros necessários (cônjuge e filhos). Os 50% restantes podem ser distribuídos como o testador desejar, podendo ser deixados até mesmo a seus netos.

Como o advogado especialista em inventário e herança pode ajudar nos casos de herança dos avós?

heranca-dos-avos

Quando se trata de resolver problemas envolvendo o direito à herança dos avós falecidos, tirar suas dúvidas com um advogado especialista em direito sucessório é a melhor opção, afinal, esse profissional é o mais adequado para apoiar a família nesse momento tão difícil, tirando dúvidas, resolvendo conflitos entre os familiares e garantindo que todos os herdeiros recebam o que lhes é de direito.

Além disso, o advogado especialista pode reduzir consideravelmente a incidência de impostos como o ITCMD e permitindo que a família aproveite uma quantia maior do patrimônio deixado.

O advogado também ajuda a família a evitar problemas jurídicos e multas durante a jornada do luto, diminuindo consideravelmente as burocracias desse processo e garantindo que todos paguem menos impostos.

Por conta da relevância desse profissional, torna-se importantíssimo buscar por um advogado com experiência no assunto. Escritórios como a Maviene Advogados possuem uma visão mais ampla sobre o tema, possibilitando uma assessoria completa em dúvidas referentes aos processos pós-morte.

Tem ou ficou com alguma dúvida sobre a possibilidade de recebimento de herança dos avós? Tire suas dúvidas conosco e saiba mais sobre seus direitos! Confira mais dicas de Direito Imobiliário no nosso Blog e siga nossa página no Facebook! Até mais!

Antecipação da herança: é possível?

Herança 24 fevereiro, 2022
A antecipação da herança é um tema recorrente no direito sucessório, sendo alvo de muitas...

Os pais podem vender a herança de um filho menor?

Herança 21 fevereiro, 2022
O momento do falecimento de um parente, além da dor do luto, traz consigo uma...

DIREITO IMOBILIÁRIO

Baixe nosso ebook gratuito e conheça todos os seus direitos como comprador!

BAIXAR AGORA

Preencha os dados e receba em seu e-mail

Após preencher os dados abaixo, clique no botão para receber o seu ebook gratuito.

li{display:block;padding:0;width:100%;padding-top:0}.inputs-list label{display:block;float:none;width:auto;padding:0;line-height:18px;text-align:left;white-space:normal;font-weight:normal}.inputs-list:first-child{padding-top:6px}.inputs-list>li+li{padding-top:2px}ul{list-style:none}.field{margin-bottom:18px}.hs-field-desc{color:#7c98b6;margin:0px 0px 6px;font-size:14px;font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,sans-serif}.hs-form-required{color:red}.hs-richtext{margin-bottom:3px;font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,sans-serif;line-height:24px;font-size:14px;color:#33475b}.hs-richtext hr{text-align:left;margin-left:0;width:91%}.email-correction,.email-validation{padding-top:3px;font-size:12px;font-family:"Helvetica Neue",Helvetica,Arial,sans-serif}.email-correction a,.email-validation a{cursor:pointer}@media (max-width: 400px), (min-device-width: 320px) and (max-device-width: 480px){.email-correction form .form-columns-2 .hs-form-field,.email-correction form .form-columns-3 .hs-form-field,.email-validation form .form-columns-2 .hs-form-field,.email-validation form .form-columns-3 .hs-form-field{float:none;width:100%}.email-correction form .form-columns-2 .hs-form-field .hs-input,.email-correction form .form-columns-3 .hs-form-field .hs-input,.email-validation form .form-columns-2 .hs-form-field .hs-input,.email-validation form .form-columns-3 .hs-form-field .hs-input{width:90%}.email-correction form .form-columns-2 .hs-form-field input[type="checkbox"],.email-correction form .form-columns-2 .hs-form-field input[type="radio"],.email-correction form .form-columns-3 .hs-form-field input[type="checkbox"],.email-correction form .form-columns-3 .hs-form-field input[type="radio"],.email-validation form .form-columns-2 .hs-form-field input[type="checkbox"],.email-validation form .form-columns-2 .hs-form-field input[type="radio"],.email-validation form .form-columns-3 .hs-form-field input[type="checkbox"],.email-validation form .form-columns-3 .hs-form-field input[type="radio"]{width:24px}}n","time":1525966052030,"rumServiceResponseTime":5267.300000006799,"rumTotalRequestTime":320.7000000111293,"api":{"id":"72dec4d7-6d37-4958-8671-872cfa0d08ce"},"correlationId":"4f757a6e-6333-49bb-8e41-e9df9f0018cb","rumScriptExecuteTime":4943.599999998696},"target":"#hbspt-form-1525966055874-5695605119","shellId":0,"shell":true,"pageUrl":"http://rendera.herokuapp.com/","pageTitle":"Page","referrer":"http://rendera.herokuapp.com/","redirectUrl":"https://mavieneadvogados.com.br/wp-content/uploads/2018/05/ebook_maviene_imobiliario.pdf"},"recentFieldsCookie":{},"boolCheckBoxFields":"","dateFields":"","redirectUrl":"https://mavieneadvogados.com.br/wp-content/uploads/2018/05/ebook_maviene_imobiliario.pdf","smartFields":{},"urlParams":{},"formValidity":{},"formTarget":"#hbspt-form-1525966055874-5695605119","correlationId":"4f757a6e-6333-49bb-8e41-e9df9f0018cb","disableCookieSubmission":false,"usingInvisibleRecaptcha":false,"isFallback":false}" data-reactid=".hbspt-forms-0.4">

You have Successfully Subscribed!

Preencha os dados e receba em seu e-mail

Após preencher os dados abaixo, clique no botão para receber o seu ebook gratuito.

Formulário será aqui!

You have Successfully Subscribed!

Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso te ajudar? Se tem alguma dúvida sobre seus Direitos é só enviar uma mensagem 😉