Comprar um imóvel de loteamento se tornou um investimento muito interessante ao longo dos últimos anos, seja para morar ou revender. Isso acontece porque a procura por qualidade de vida mais segurança em locais mais afastados dos centros urbanos se tornou uma tendência crescente no Brasil. No entanto, é necessário ficar atento a diversos pontos antes de comprar um imóvel de loteamento.
Na conversa de hoje falaremos sobre as principais vantagens de comprar imóveis de loteamento, quais são os principais cuidados ao comprar terrenos e lotes e como o advogado especialista em direito imobiliário pode lhe ajudar nesses casos. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!
Quais as principais vantagens de comprar um imóvel de loteamento?
Como mencionamos no começo dessa conversa, a procura por lotes e terrenos vem aumentando nos últimos anos. Mas o que explica essa tendência? Listamos alguns dos principais motivos a seguir:
1 – Fugir da violência nos grandes centros urbanos: com a violência em uma crescente, especialmente nos centros urbanos, muitas pessoas estão buscando por moradias mais afastadas desses locais.
Neste sentido, comprar um terreno ou lote em um local mais afastado pode ser um bom investimento, pois áreas menos urbanizadas podem ter menores taxas de violência.
2 – Altos preços no mercado imobiliário: viver nas grandes metrópoles está cada vez mais caro. Para escapar dos aluguéis exorbitantes, parte dos consumidores está optando por comprar lotes em áreas rurais, onde o valor de aquisição dos terrenos é muito mais viável.
3 – Maior tranquilidade: A vida nas grandes cidades é extremamente agitada. A fim de obter maior qualidade de vida, a mudança para locais mais tranquilos se tornou uma opção muito interessante.
4 – Baixo custo de manutenção: Essa razão é bastante comum entre os investidores. A manutenção de um imóvel é bem mais cara que a de um terreno ou lote. Desta forma, caso você deseje adquirir um bem que se valoriza com o tempo, comprar um imóvel de loteamento pode ser bastante interessante a longo prazo.
5 – Liberdade para construir do seu jeito: Ao invés de construir da forma que é melhor para as incorporadoras e construtoras, muitas pessoas preferem comprar um imóvel de loteamento. Afinal, ao ser dono do terreno, o proprietário tem total liberdade para construir da forma que achar mais conveniente.
Quais os principais cuidados ao comprar um imóvel de loteamento?
Agora que você já conhece os principais motivos de a compra de terrenos e lotes estar se tornando uma tendência no Brasil, saiba quais são os maiores cuidados ao comprar lotes.
1 – Planejamento financeiro: Planejar suas finanças é a melhor opção para quem deseja investir em imóveis ou na compra de um terreno. Se você não tem condições de comprar um terreno à vista, poderá optar por fazer um financiamento, pois existem inúmeras modalidades que poderão ajudar.
Antes de qualquer verificação ou análise, confira as condições de financiamento, as taxas envolvidas e as possibilidades de negociação.
2 – Analise o histórico da loteadora: O primeiro passo é verificar o histórico da empresa responsável pelo loteamento, pedir referências sobre os loteamentos lançados anteriormente e visitá-los.
3 – Visite o local do loteamento: Visitar o local onde se deseja adquirir um lote é fundamental para conhecer a infraestrutura das ruas, a iluminação, a segurança e verificar a demarcação.
Observação: Terrenos que estão próximos a novas unidades de shoppings ou universidades tendem a ser mais valorizados. Sendo assim, é importante ver o que o loteamento entrega, além do terreno em si.
4 – Verifique questões judiciais: Conduza uma pesquisa sobre a documentação, para evitar problemas futuros. É importante avaliar se o terreno está com as taxas e impostos em dia, se existe escritura, dentre outros cuidados.
Alguns documentos devem ser apresentados ao comprador, tais como:
- Certidão de propriedade do imóvel: O vendedor deve lhe entregar a certidão de propriedade do imóvel atualizada junto ao fórum ou um cartório local. É a partir dela que você pode levantar o histórico de terreno, para então saber se ele foi vendido, hipotecado ou arrendado;
- Carnê de IPTU: Neste documento constam as metragens do terreno e seu valor venal;
- Se o vendedor for pessoa jurídica, deve-se exigir a Certidão Negativa de Débitos (CND);
- Também pode ser exigida a Certidão Negativa de Débitos Municipais, na qual o comprador poderá saber se existem outras taxas de débito com o município, referentes ao terreno;
- Caso o vendedor seja casado, verifique os documentos do cônjuge a fim de evitar pendências posteriores;
- Ao fechar o negócio, verifique se a documentação de transferência está correta.
5 – Consulte o CRECI: Consultar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) é altamente aconselhável para que se comprove a idoneidade da empresa corretora.
Quero comprar um imóvel de loteamento: como o advogado pode ajudar?
Quando se trata de evitar problemas envolvendo a compra de imóvel de loteamento, é imprescindível tirar suas dúvidas com um advogado especialista em direito imobiliário, evitando negociar diretamente com a construtora.
Esse profissional irá avaliar a situação legal do terreno ou lote a fim de evitar irregularidades jurídicas na situação, aconselhando o comprador sobre a viabilidade judicial da negociação. Além disso, o advogado pode lhe ajudar caso seja necessário realizar uma rescisão de terrenos e lotes.
Por conta da relevância desse profissional, torna-se importantíssimo buscar por um advogado com experiência no assunto. Escritórios como a Maviene Advogados possuem uma visão mais ampla sobre o tema, possibilitando uma assessoria completa em dúvidas referentes aos processos pós-morte.
Tem ou ficou com alguma dúvida ao comprar imóvel de loteamento? Tire suas dúvidas conosco e saiba mais sobre seus direitos! Confira mais dicas de Direito Imobiliário no nosso Blog e siga nossa página no Facebook e no Instagram! Até mais!